Emissão Renascença | Ouvir Online

Dia Mundial dos Avós

Avós que quase são pais outra vez

26 jul, 2013 • Joana Costa

Psicóloga clínica reconhece a importância deste papel, mas lembra que, por vezes, há um conflito geracional com os pais das crianças, em matéria de princípios educativos.

Avós que quase são pais outra vez

Esta sexta-feira é Dia Mundial dos Avós, que cada vez mais desempenham um vital na educação dos netos.

“Vivemos numa sociedade em que cada vez mais os pais têm horários alargados, que têm mais funções, que ambos, tanto o pai como a mãe trabalham”, lembra a psicóloga clínica, Rita Alves, especialista na área infanto-juvenil.

“Se antigamente havia a opção de escolha, em muitas famílias, de a mãe ficar em casa, actualmente isso é cada vez menos uma realidade. Por isso, os avós assumem um papel bastante grande na vida destas crianças, nas tarefas do dia-a-dia: como ir buscá-los à escola, levá-los à ginástica e às actividades extra curriculares. Muitas vezes até acompanhá-los na elaboração dos trabalhos de casa”, exemplifica.

Esta quase sobreposição de papéis entre país e avós muitas vezes é difícil de coexistir, uma vez que muitas vezes os princípios educativos dos avós nem sempre estão em concordância com aquilo que os pais pensam.

“Há aqui um conflito geracional”, remata Rita Alves.