Tempo
|

Candidaturas ao ensino superior via internet arrancam hoje

17 jul, 2013

Primeira fase de candidatura termina a 9 de Agosto e os resultados vão ser conhecidos um mês depois, a 9 de Setembro.  As vagas baixam pelo segundo ano consecutivo, estando agora disponíveis menos 837 do que no ano passado.

As inscrições para a primeira fase de candidatura de acesso ao ensino superior começam esta quarta-feira, com menos 837 vagas do que no ano passado, mas também com menos alunos a concorrer.

É através da plataforma da Direcção Geral do Ensino Superior que os alunos se candidatam para ocupar um dos 51.461 lugares dos 1.087 cursos disponibilizados pelas universidades e politécnicos.

As vagas baixam assim pelo segundo ano consecutivo, estando agora disponíveis menos 837 do que no ano passado, altura em que sobraram 8.547 lugares.

Os representantes dos reitores das Universidade e presidentes dos Politécnicos acreditam que, este ano, o número de vagas sobrantes possa vir a ser igualado ou até superado, tendo em conta que o número de candidatos também tem vindo a diminuir: em 2009 eram cerca de 60 mil candidatos, enquanto no ano passado foram apenas 53 mil.

As informações sobre o número de vagas que cada curso oferece está também disponível no site, onde é possível pesquisar por todas as instituições públicas mas também privadas.

Segundo o Ministério da Educação e Ciência (MEC), as instituições procederam a uma reorientação da oferta na fixação de vagas, tendo em consideração a procura, a empregabilidade e as áreas de formação, segundo regras definidas pela tutela.

A primeira fase de candidatura termina a 9 de Agosto e os resultados vão ser conhecidos um mês depois, a 9 de Setembro.