Tempo
|

Viseu vai ter uma estátua de D. Afonso Henriques

16 jul, 2013

Objectivo é referenciar a cidade como local do nascimento do primeiro rei de Portugal.

Uma comissão constituída por personalidades da sociedade civil anunciou que vai colocar, em Viseu, uma estátua em homenagem a D. Afonso Henriques, de forma a referenciar a cidade como local do nascimento do primeiro rei de Portugal. 
 
De acordo com Fernando Abreu, da comissão instaladora para a estátua de Afonso Henriques, o monumento vai custar cerca de 20 mil euros, mais IVA, verba que pretendem juntar com donativos da população. 
 
"Estamos a fazer uma campanha de angariação para que a estátua seja feita e paga pelo povo. Terá mais simbolismo e valor se assim for", acrescentou.
 
Durante a conferência de imprensa de apresentação do monumento, que decorreu esta terça-feira na Câmara de Viseu, Fernando Abreu sublinhou que o objectivo é vincular a naturalidade do primeiro rei de Portugal a Viseu, de forma a que não restem mais dúvidas. 
  
A estátua será colocada na rotunda em frente ao Palácio do Gelo e deverá ficar pronta "até final de Agosto ou início de Setembro, de forma a ser inaugurada por Fernando Ruas", presidente da Câmara de Viseu. 
 
O representante da comissão instaladora para a estátua de Afonso Henriques revelou ainda que o projecto é da autoria do escultor Augusto Tomás. "A estátua terá cerca de cinco metros e meio de altura", assente numa base de betão revestida a granito com cerca de dois metros e 600 quilos de peso, e "levará uma rede que serve de escudo e na frente o mapa de Portugal".
  
"Não vai ter rosto porque não há nada que nos diga como era o rosto do rei. Terá a espada e ainda um coração a vermelho, com uma palavra a dizer Viseu", descreveu.
  
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, avançou que acolheu a ideia da estátua de "braços abertos" e que o tempo já se encarregou de confirmar que Viseu, e não Guimarães, é a terra natal de Afonso Henriques. 
  
"Já passou o tempo necessário para que os académicos se entendessem. O facto de um académico prestigiado [Almeida Fernandes] referenciar que Afonso Henriques nasceu em Viseu e o facto de nenhum académico vir contrariar esta ideia é tempo suficiente para se aceitar que de facto foi Viseu a sua terra natal e dar isso como definitivamente conquistado", sustentou.

O autarca recordou que durante muito tempo se reclamaram três possíveis cidades para o nascimento do primeiro rei de Portugal - Viseu, Guimarães e Coimbra - e que para acabar com a polémica Guimarães "encomendou um livro a um historiador afamado". "Apesar de a encomenda lhe ter vindo de Guimarães, o doutor Almeida Fernandes concluiu que Afonso Henriques tinha nascido em Viseu", sublinhou.