Emissão Renascença | Ouvir Online

Vai ficar mais fresquinho durante a semana

08 jul, 2013

Nos últimos dias, temperaturas acima dos 40 graus levaram a uma corrida às lojas para a compra de ventoinhas e aparelhos portáteis de ar condicionado. O consumo de electricidade disparou no fim-de-semana passado e bateu máximos históricos para a época.

Vai ficar mais fresquinho durante a semana
Este foi o dia mais quente do ano em Portugal. Várias cidades do continente rondaram os 40º graus e foram vários os truques para fintar o calor. JOSE SENA GOULAO / LUSA
O calor que está a provocar muitas insónias vai diminuir ao longo da semana. O Instituto do Mar e da Atmosfera revela que na quinta-feira vamos ter temperaturas consideradas normais para a época, a rondarem os 30 graus.

“As temperaturas começam a descer a partir desta segunda-feira: tanto as mínimas, como as máximas. Teremos descidas ligeiras nos próximos dias e a partir de quinta-feira quebra-se esta onda de calor”, confirmou à Renascença Cristina Simões.

Hoje o país continua pintado de amarelo e laranja, com excepção para o Algarve e dos Açores que estão de verde.
No continente há 32 concelhos de 11 distritos sob risco máximo de incêndio.


Corrida às ventoinhas
Nos últimos dias, temperaturas acima dos 40 graus em várias zonas do país levaram a uma corrida às lojas para a compra de ventoinhas e aparelhos portáteis de ar condicionado.

A Renascença fez esta manhã uma ronda por várias grandes lojas de norte a sul e ficou a saber que as ventoinhas esgotaram em muitas lojas, que contam repor os “stocks” nos próximos dias.

Os aparelhos portáteis de ar condicionado também tiveram muita procura.

O consumo de electricidade, acompanhou as temperaturas elevadas e disparou no fim-de-semana passado e bateu máximos históricos para a época.
Os dados da REN revelam um aumento de 7% face ao fim-de-semana anterior quando já tinham sido registadas temperaturas muito acima do normal.