Tempo
|

Casa de Aristides Sousa Mendes vai para obras

21 jun, 2013

Habitação está quase em ruinas mas as obras devem começar ainda este ano.

Casa de Aristides Sousa Mendes vai para obras

A Casa do Passal, onde viveu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, vai ser requalificada. A garantia foi dada pela directora regional da Cultura do Centro, que adianta que as obras da cobertura deverão começar ainda este ano.

O estado avançado de degradação da casa de Aristides de Sousa Mendes não dá aso a muitos mais tempos de espera e, por isso, no âmbito da visita dos cerca de 40 refugiados do Holocausto a Cabanas de Viriato, a directora regional da Cultura do Centro, anunciou, que as obras na casa do Passal vão avançar.

“Vai ser colocado um telhado novo e depois a estabilização das vigas. As obras têm que começar ainda este ano se não [a casa] ainda cai mais”, disse Celeste dos Santos Amaro que acrescentou que estão em causa 360 mil euros.

Quem viveu na casa do Passal foi António de Sousa Mendes, 64 anos, neto de Aristides de Sousa Mendes. Lamenta não ter tido dinheiro para as obras, mas sempre pensou que o Estado deitasse a mão ao edifício mais cedo.

O Governo decidiu levar a cabo a requalificação da cobertura da Casa do Passal, para evitar que a casa onde outrora viveu Aristides de Sousa Mendes se transforme numa ruína.