Tempo
|

Alfama é a vencedora das Marchas de Lisboa

13 jun, 2013

Alto do Pina perdeu o título e ficou com o segundo lugar. São Vicente conquistou o prémio de melhor letra e Marvila o de melhor musicalidade.

Alfama é a vencedora das Marchas de Lisboa
O bairro de Alfama foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou esta quinta-feira a empresa municipal responsável pelos equipamentos e pela animação culturais (EGEAC).

“Estava [à espera da vitória] pelo espectáculo que demos no pavilhão”, reconhece Mário Rocha, um dos responsáveis pela Marcha de Alfama, em declarações à Renascença.

Em segundo lugar ficou o Alto do Pina, depois dois anos consecutivos a conquistar o primeiro lugar. Obteve agora menos 24 pontos do que o vencedor e mais dois pontos que o bairro da Bica, que conquistou a terceira posição.

Por categorias, Alfama foi o bairro melhor classificado na coreografia, cenografia, figurino e desfile da Avenida, São Vicente conquistou o título de melhor letra com "Ai, Ai S. Vicente" e Marvila o de melhor musicalidade.

Os temas da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, a 81ª, foram os 500 Anos do Encontro Cultural Portugal/China, o quinto centenário da construção do Bairro Alto e o 125.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa.

Em competição estiveram as marchas de Marvila, Alto do Pina, Penha de França, Bairro Alto, Ajuda, Lumiar, Alfama, Benfica, Alcântara, São Vicente, Olivais, Belém, Beato, Mouraria, Bica, Madragoa, Graça, Castelo, Carnide e Santa Engrácia.

Pela Avenida da Liberdade passaram também, como é hábito, as marchas dos Mercados e A Voz do Operário e, enquanto convidados, uma associação de Macau que mostrou a dança do leão, um grupo japonês que recriou a dança do cavalo selvagem, a Confraria dos Pãezinhos de Santo António e a marcha "Pequenas Pessoas", organizada pela Casa Fernando Pessoa e pela Escola Básica do 1.º Ciclo Engenheiro Ressano Garcia.

Uma vitória "justa"
O anúncio da vitoria chegou com a luz do sol, mas em Alfama ninguém dormiu antes do resultado. A notícia do primeiro lugar encheu as ruas de uma euforia, própria de quem vive as marchas de Lisboa como o maior acontecimento do ano.

"Não há pai para Alfama! Mereceu. Já andava a merecer há mais de dois anos, mas não lhe davam", referem algumas entrevistadas pela Renascença esta manhã.

"Só quem não tem olhos é que não vê", acrescentam.

O bairrismo alfacinha começa quase à nascença e cresce no coração dos moradores, que não se imaginam a viver noutro sítio. Depois da vitória, a calma regressa a Alfama para receber a procissão de Santo António, já de cara lavada.


Lista dos classificados das Marchas de Lisboa
1.º Alfama – 254 pontos
2.º Alto do Pina – 230 pontos
3.º Bica – 228 pontos
4.º Marvila – 224 pontos
5.º Bairro Alto – 217 pontos
6.º Madragoa – 216 pontos
7.º S. Vicente – 215 pontos
8.º Alcântara – 209 pontos
8.º Beato – 209 pontos
9.º Santa Engrácia – 204 pontos
10.º Mouraria – 202 pontos
11.º Castelo – 197 pontos
12.º Ajuda – 194 pontos
13.º Graça – 187 pontos
14.º Belém – 185 pontos
14.º Lumiar – 185 pontos
15.º Benfica – 182 pontos
16.º Carnide – 176 pontos
17.º Olivais – 175 pontos
18.º Penha de França – 165 pontos