Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco diz que "estudantes não podem ser meios para atingir fins"

06 jun, 2013

Presidente da República espera que a greve dos professores ainda possa ser evitada.

Cavaco diz que "estudantes não podem ser meios para atingir fins"

O Presidente da República afirma que os estudantes não podem ser utilizados como forma de pressão e espera que a greve dos professores possa ser evitada. "Eu tenho alguma dificuldade em compreender bem como é que se podem atingir crianças, jovens que estão a preparar o seu futuro", afirmou Cavaco Silva, em Lisboa.

"É preciso ter em atenção aquilo que se pode fazer, primeiro para impedir a greve. Mas se ela for para a frente, eu acho que os estudantes não podem ser meios para atingir os fins", referiu Cavaco Silva, sublinhando que a greve é um direito constitucional.

A paralisação dos professores ao serviço de avaliações está marcada para 7, 11, 12, 13 e 14 de Junho, e aos exames de 17 de Junho. O receio de que o regime de mobilidade especial os leve ao desemprego e o aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais são os principais pontos de discórdia.

Os sindicatos de professores que se deslocaram esta quinta-feira de manhã ao Ministério da Educação para tentar negociar a chamada "mobilidade especial" regressam à mesa negocial a partir das 20h00, para uma tentativa de acordo que evite a greve.