Emissão Renascença | Ouvir Online

“Este Governo é lesto em retirar àqueles que menos têm”

22 mai, 2013

Arménio Carlos, da CGTP, critica aumento nos descontos para a ADSE para pensionistas.

Já a partir do Verão, os pensionistas do Estado vão descontar mais para a ADSE. A proposta foi enviada aos sindicatos, mas o líder da CGTP afirma à partida que a medida “não faz sentido nenhum”. 

Uma vez que apenas os pensionistas com rendimentos inferiores ao salário mínimo estão isentos do desconto, Arménio Carlos considera que “este Governo já elegeu os trabalhadores e os reformados com mais de 485 euros como os ricos aos quais tem de tirar mais rendimentos”.

“Parece-nos que é uma medida que não faz sentido nenhum e só mostra que este Governo é lesto em retirar àqueles que menos têm e continua a ser muito moroso em tomar as medidas de fundo para taxar, por exemplo, o capital, aqueles que têm lucros fabulosos em Portugal e continuam a meter o dinheiro desses mesmos lucros no estrangeiro para não pagar impostos”, critica o líder da intersindical.

Na proposta que foi enviada aos sindicatos, o Governo prevê que já este ano a contribuição para a ADSE passe de 1,5% para 2,25%. A partir de Janeiro de 2014, o desconto passa para 2,5%.