Emissão Renascença | Ouvir Online

Nova greve na função pública marcada para Junho

20 mai, 2013 • Ana Carrilho

Data do protesto só será anunciada depois de dia 25, quando a Frente Comum organiza uma manifestação em Belém.

Nova greve na função pública marcada para Junho

A Frente Comum vai organizar uma greve na função pública em Junho, segundo confirmou a Renascença junto da sindicalista Ana Avoila. A decisão surgiu na sequência da reunião de sexta-feira e foi aprovada por todos os sindicatos da organização da CGTP. 

A data da paralisação só será anunciada depois de dia 25, quando a central sindical organiza uma manifestação em Belém. A Frente Comum contesta as medidas que o Governo quer adoptar para o sector, nomeadamente o alargamento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais e a alteração do regime de mobilidade que vai levar milhares de trabalhadores para o desemprego.

Além disso, a plataforma sindical não concorda com as rescisões amigáveis, a redução salarial e os cortes nas pensões, actuais e futuras. 

A greve pode contar com a participação das organizações sindicais da UGT e independentes, mas para isso é preciso que os diversos sindicatos tomem uma decisão em conjunto e concertada. A Renascença apurou que a disponibilidade é total da parte da central liderada por Carlos Silva.