Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanhóis vão ter portagens descomplicadas em Portugal

17 mai, 2013 • Ana Carrilho

Anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta do ministro português da Economia e da ministra espanhola do Fomento.

A partir de Julho, os espanhóis que quiserem vir a Portugal já podem ter acesso ao sistema de pagamento de portagens comum aos dois países nas auto-estradas.

O anúncio foi feito esta sexta-feira numa conferência de imprensa conjunta do ministro português da Economia Álvaro Santos Pereira e da ministra espanhola do Fomento Ana Pastor.

“Fizeram-se reuniões com todas as concessionárias que aderiram aos sistema e, especialmente, as do Norte já estão a funcionar. No mês de Julho, se não houver problemas, todos os sistemas serem integrados. Foi um grande esforço, custou muito, mas felizmente já está tudo resolvido, tanto tecnológica com economicamente”, declarou a ministra espanhola do Fomento.

Quanto aos automobilistas portugueses que se deslocarem a Espanha, ainda vão ter que esperar mais alguns meses.

Esta sexta-feira os dois governantes assinaram dois acordos bilaterais. Um deles, sobre o Bloco Funcional do Espaço Aéreo Sudoeste, que integra o “céu único Europeu”.

A ministra espanhola Ana Pastor sublinhou que é uma mais valia para os dois países que assim poderão ter mais aviões a sobrevoar o espaço aéreo ibérico.

As empresas de infra-estruturas ferroviárias portuguesas e espanholas assinaram também um acordo de cooperação.

Entretanto, vai ser criado um grupo de alto nível que vai coordenar e supervisionar  os programas e actividades a realizar. Os resultados deverão ser apresentados numa cimeira de transportes, a realizar em Outubro.