Emissão Renascença | Ouvir Online

Nordeste oferece férias para quem tem necessidades especiais

16 mai, 2013 • Olímpia Mairos

Musicoterapia, balneoterapia, canoagem, aeróbica e terapia assistida com cães são algumas das actividades deste programa de férias em Alfândega da Fé, que visa também proporcionar períodos de descanso aos familiares.

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais – LEQUE, vai dinamizar pelo segundo ano consecutivo “Colónias de Férias.NE” (Necessidades Especiais) para crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidade, de forma a promover o seu desenvolvimento, integração e bem-estar.

O projecto tem como objetivo proporcionar períodos de férias inclusivas a pessoas com necessidades especiais, em períodos de sete dias, durante os meses de Julho e Agosto, em Alfândega da Fé.

“Esta é uma oportunidade de as famílias terem um respiro, de poderem ter férias e de deixarem os seus familiares ao cuidado de profissionais qualificados”, explica à Renascença a coordenadora do projecto, Celmira Macedo.

O custo do programa, que prevê diversas actividades de ocupação dos tempos livres e na vertente terapêutica, é de 350 euros por pessoa.

Celmira Macedo assegura que “todas as actividades são ajustadas às necessidades especiais” e avança algumas que já estão programadas: “fisioterapia, terapia de relaxamento, psicomotricidade, terapia assistida com animais, musicoterapia, balneoterapia, actividades de cariz funcional, oficinas de cinema, culinária e estética, actividades desportivas, desde o BTT à canoagem e à aeróbica, e muitas outras ao ar livre”.