Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 100 mil alunos do 4º ano prestam provas a Matemática

10 mai, 2013

A nota do exame conta para a avaliação final do ano. Quem não cumprir os objectivos pode ter aulas de recuperação e ir à segunda chamada em Julho.

É esta sexta-feira que mais de 100 mil alunos do 4.º ano realizam a prova nacional de Matemática, três dias depois do exame de Português.

A prova de Matemática será vigiada por cerca de 10 mil professores e realizada em 1.153 escolas.

O presidente da Confederação Nacional de Pais (CONFAP), Jorge Ascensão, espera que o exame de Matemática, uma disciplina um pouco "estigmatizada" em Portugal, " seja uma prova adequada e que demonstre o real trabalho que é feito com as crianças do 1º ciclo".

Os resultados das provas, que serão corrigidas por cerca de sete mil docentes, serão conhecidos a 12 de Junho e os alunos que não conseguirem atingir os objectivos terão aulas de recuperação. Depois, os estudantes podem voltar a tentar a aprovação na segunda fase das provas, que se realiza entre 09 e 12 de Julho. As notas dos exames são 25% na avaliação final do 4º ano.

Uma das questões mais problemáticas com a realização destes exames tem sido o facto dos alunos serem obrigados a prestar provas fora das escolas que habitualmente frequentam. Os encarregados de educação acreditam que os nervos de realizar um novo exame será menor que na passada terça-feira: "A ansiedade depende sempre das crianças e das famílias, mas a surpresa e desconhecimento do espaço desaparecerá. Claro que haverá sempre alguma ansiedade", refere Jorge Ascensão.

No entanto, mantém todas as críticas a esta opção. "Todas as questões que foram levantadas em relação à prova de Português estão ultrapassadas apenas porque foram resolvidas pelas escolas e pelas famílias", defendeu o presidente da CONFAP.

Os pais consideram que "os transtornos se mantêm": A mudança de escola implica "deslocações desnecessárias dos que fazem as provas e obriga a que muitos alunos do 5º ao 9º ano fiquem sem aulas", porque as suas salas estão ocupadas.