Emissão Renascença | Ouvir Online

Viana do Castelo

Câmara quer investigação à gestão e reprivatização dos estaleiros

22 abr, 2013

 “Parece haver fortes indícios de gestão danosa deste processo dos estaleiros navais e de não ter sido salvaguardado o interesse público nacional", alega o autarca local.

A Câmara de Viana do Castelo pede à Procuradoria-geral da República (PGR) e ao Tribunal de Contas que investiguem a gestão e o processo de reprivatização dos Estaleiros Navais.

“Parece haver fortes indícios de gestão danosa neste processo dos estaleiros navais e de não ter sido salvaguardado o interesse público nacional. Perante isto vamos pedir que sejam abertas duas investigações”, avançou o autarca socialista José Maria Costa, em conferência de imprensa,  depois de o ministro da Defesa ter anunciado, na passada sexta-feira, o processo de liquidação dos estaleiros.

Um pedido segue para a Procuradoria-geral da República (PGR), para que analise todo o processo e outro para o Tribunal de Contas, com o objectivo de sejam investigadas as responsabilidades da gestão, da situação financeira das implicações com o procedimento aberto por Bruxelas e das acções do Governo português neste processo.

O Governo decidiu, em conselho de ministros, "encerrar definitivamente" o processo de reprivatização dos estaleiros, face à publicação oficial da investigação lançada pela Comissão Europeia às ajudas estatais, de 181 milhões de euros, concedidas à empresa desde 2006.

Em causa estão os postos de 620 trabalhadores.