Emissão Renascença | Ouvir Online

Comunidade cigana já tem estratégia nacional de integração

17 abr, 2013 • Celso Paiva Sol

Plano tem um enquadramento financeiro de 347 milhões de euros até 2020 e inclui dezenas de medidas em áreas como a educação, a habitação, a saúde e o emprego.

A primeira estratégia nacional para a integração das comunidades ciganas em Portugal foi publicada esta quarta-feira em "Diário da República".

O plano, que esteve em discussão ao longo de mais de um ano, tem um enquadramento financeiro de 347 milhões de euros até 2020 e inclui dezenas de medidas em áreas como a educação, a habitação, a saúde e o emprego.

Entre os objectivos, destacam-se as medidas para a educação, onde se prevê que 60% das crianças ciganas concluam a escolaridade obrigatória e 2% terminem a universidade.

Na habitação, é dada prioridade para a qualificação dos realojamentos e para a sensibilização dos municípios que têm população cigana. Na área da saúde, estão previstas actividades de sensibilização que conduzam à inscrição dos ciganos nos centros de saúde.

Na resolução do conselho de ministros publicada agora em "Diário da República", destaca-se o trabalho da obra nacional da Pastoral dos Ciganos e os seus secretariados diocesanos, a Santa Casa da Misericórdia, o Ministério da Educação, o secretariado Entreculturas e ainda o Instituto das Comunidades Educativas pelo trabalho desenvolvido para a integração da comunidade cigana.