Emissão Renascença | Ouvir Online

Arquivadas queixas contra a PSP por violência em manifestação

20 mar, 2013

Ministério Público deduziu acusação contra um manifestantes identificados por arremessar objectos contra a polícia.

O Ministério Público (MP) arquivou as queixas contra a PSP por violência durante a manifestação de 22 Março do ano passado, dia de greve geral, e deduziu acusação contra um dos manifestantes.

A investigação concluiu que a actuação policial obedeceu aos princípios de adequação, necessidade e proporcionalidade.

O processo teve origem em denúncias apresentadas por alguns cidadãos por agressões que imputavam ao Corpo de Intervenção da PSP.

O Ministério Público deduziu, no entanto, acusação contra um dos indivíduos identificados por arremessar objectos contra a PSP. Em causa estão suspeitas dos crimes de resistência e de coacção na forma tentada.

Durante a manifestação de 22 de Março, dois jornalistas, um da agência Lusa e outra da AFP, ficaram feridos em incidentes com as forças policiais, no Chiado, em Lisboa, enquanto recolhiam imagens da manifestação organizada pela Plataforma 15 de Outubro, no âmbito da greve geral convocada pela CGTP.  
  
O protesto, entre o Rossio e o Parlamento, registou vários incidentes no percurso. Na rua Garrett, em Lisboa, as esplanadas foram viradas do avesso e muitos vidros foram partidos.