Tempo
|

Neve e frio condicionam vida de muita gente por cá e por lá

13 mar, 2013

Nos Açores, 300 passageiros aguardam que o tempo deixe os aviões levantar voo. Em França, Inglaterra, Bélgica e Alemanha várias pessoas estão retidas nos aeroportos e nas estradas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira sob aviso amarelo cinco distritos do continente, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à persistência de temperaturas mínimas muito baixas e queda de neve.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Portalegre são os distritos em causa.

O aviso amarelo significa "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

Para esta quarta-feira, o IPMA prevê nas regiões do Norte e Centro, céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos e pouco frequentes no Norte e no litoral centro, que serão de neve acima de 400 metros de altitude, subindo a cota para os 800/1.000 metros ao longo do dia.

A previsão aponta também para vento moderado de norte, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 65 quilómetros/hora, acentuado arrefecimento nocturno com formação de gelo e geada e descida da temperatura da mínima.

No Sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da manhã. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã, vento moderado de norte, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, pequena descida da temperatura mínima, mais significativa nas regiões do interior, e descida da máxima.

Na Madeira, a previsão aponta para céu pouco nublado e vento fraco enquanto para os Açores se prevêem períodos de céu muito nublado, chuva e vento forte.

As temperaturas máximas devem chegar aos 13 graus em Lisboa e no Porto, aos14 em Faro, aos cinco na Guarda, aos nove em Bragança e Vila Real, aos oito em Viseu, 10 em Portalegre, 21 no Funchal e 16 em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores.


Passageiros à espera de melhor tempo
Nos Açores, o mau tempo deixou retidos, desde ontem, 300 passageiros da Sata Açores. Foram cancelados voos entre as ilhas de São Miguel, Flores, Corvo e Graciosa.

Se hoje as condições meteorológicas o permitirem, vão poder prosseguir viagem.

Da mesma condição estão dependentes milhares de passageiros retidos no centro da Europa, assolada desde domingo por uma forte tempestade de neve.

Vários voos foram cancelados, a circulação de comboios suspensa e milhares de pessoas estão retidas em estradas e auto-estradas de França, Inglaterra, Bélgica e Alemanha. A neve já deixou de cair, mas é a formação de gelo que está na origem dos constrangimentos.