Emissão Renascença | Ouvir Online

Minas de Tabuaço podem criar mais de 700 postos de trabalho

20 fev, 2013 • Liliana Carona

Investimento total é de 84 milhões de euros.

A empresa canadiana Coult Resources assinou esta terça-feira com o Governo o contrato de concessão experimental das minas de tungsténio, em Tabuaço, e de ouro, em Santo António. Em Tabuaço, distrito de Viseu, o investimento de 84 milhões vai criar mais de 700 postos de trabalho directos e indirectos.

A empresa canadiana não tem dúvidas de que existe um forte potencial mineiro. Os estudos já foram concretizados, assegura o presidente da subsidiária portuguesa da Colt, Jorge Valente.

Mas um investimento industrial ainda não é para já. Os contratos agora assinados são de “produção experimental” e ainda vai demorar “três a quatro anos antes de haver qualquer investimento industrial”.

O investimento total para Tabuaço é de 84 milhões de euros. Jorge Valente diz que vão ser criados cerca de 120 postos de trabalho directos e, possivelmente, 600 indirectos noutros sectores de actividade que vão ser dinamizados pela a indústria mineira.

O tungsténio retirado do subsolo de Tabuaço vai ser transportado através da linha da Beira Alta, com destino ao Porto ou à Europa Central, explica o presidente da subsidiária portuguesa da Colt.

Jorge Valente acrescenta que a empresa já comprou uma vinha e vai prosseguir com a produção de uvas, também para provar que a mina não afecta a agricultura.

Os estudos estão prontos agora falta concretizar a mina. A empresa pretende conduzir testes mineiros em aproximadamente 20 toneladas de minério em Tabuaço ainda este ano.