Emissão Renascença | Ouvir Online

Venda de carros novos na Europa cai para valores de 1990

19 fev, 2013

Só a Grécia vende menos do que Portugal. Apenas o Reino Unido registou uma subida na venda de automóveis. Alemanha, França, Itália e Espanha registaram igualmente quebras entre os 9% e os 17%.

A venda de carros novos na Europa cai para valores de há 23 anos. É a maior quebra desde que a Associação de Construtores Europeus realiza estatísticas, ou seja, 1990.

Segundo os dados desta associação, Portugal deixou de ser o país com a maior queda nas vendas, lugar agora ocupado pela Grécia.

O secretário-geral da Associação de Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) explica que estes dados estão relacionados com “o facto de em 2012 termos tido a maior quebra dos últimos 27 anos no mercado português e, a par da Grécia, a maior queda da União Europeia”.

Hélder Barata Pedro sublinha que existe “uma ligeira variação de 0,5%”, com o mesmo período do ano passado, mas que “não é de todo um crescimento do mercado automóvel, porque estamos a comparar com um ano já de si muito mau”

Para 2013, a ACAP prevê “uma estagnação do mercado, porque cair mais do que em 2012 seria praticamente impossível".

Nos cinco maiores mercados europeus, apenas o Reino Unido registou uma subida na venda de automóveis. Alemanha, França, Itália e Espanha registaram quebras entre os 9% e os 17%.