Tempo
|

Economia portuguesa contrai 3,8% no último trimestre de 2012

14 fev, 2013

No conjunto do ano, o PIB encolheu 3,2%, duas décimas acima do previsto pelo Governo.

O Produto Interno Bruto recuou 3,8% nos últimos três meses do ano passado, anunciou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). É a estimativa rápida do INE, segundo o qual, no conjunto do ano, o PIB diminuiu 3,2%.

Comparando com o trimestre anterior de 2012, o PIB terá registado uma diminuição de 1,8%, enquanto na comparação com o conjunto do ano anterior, a variação foi de -1,6%. 

O desempenho da economia acaba, assim, por ser pior do que o esperado pelo Governo e pela “troika”, que nas últimas estimativas realizadas apontavam para uma recessão de 3%. Mesmo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontava para uma queda de 3,1%.

De acordo com o INE, o contributo positivo da procura externa diminuiu de forma acentuada no quarto trimestre, verificando-se uma diminuição menos acentuada das importações e uma redução das exportações.

Em sentido oposto, a procura interna apresentou um contributo menos negativo para a variação homóloga do PIB, traduzindo, sobretudo, uma redução menos expressiva do investimento.

O resultado anual deve influenciar, não só as contas do défice de 2012, como colocar dificuldades acrescidas ao Governo, que tem o Orçamento do Estado para 2013 ancorado nestas previsões.