Emissão Renascença | Ouvir Online

“Dívidas ao BPN são dívidas a todos os portugueses”

05 jan, 2013

Duarte Marques e vários outros deputados do PSD querem que o Governo aplique a quem não paga dívidas ao BPN os mesmos impedimentos que a quem não paga ao fisco.

“Dívidas ao BPN são dívidas a todos os portugueses”
Os deputados do PSD do círculo de Santarém questionam o Ministro das Finanças sobre o não pagamento de dívidas ao BPN.

Em nome dos seus colegas, Duarte Marques pede esclarecimentos ao Governo sobre as medidas que o Governo pensa tomar contra os devedores, numa altura em que o buraco do Banco português de negócios já rondará 8 mil milhões de euros.

“Consideramos que as dívidas ao BPN são dívidas a todos os portugueses. Parte dos sacrifícios pedidos aos portugueses existem porque o Estado teve de investir no BPN com o dinheiro dos contribuintes”, explica.

Entre as propostas destes deputados está o impedimento de candidaturas a fundos comunitários ou a concursos públicos por parte de quem deve, mas não paga. “Sugerimos que o Estado olhe para as dívidas ao BPN da mesma maneira que olha as dívidas ao fisco ou à segurança social, ou seja criar o mesmo tipo de impedimentos às empresas ou particulares que não cumprirem as suas obrigações, impedindo-os de se candidatarem a concursos públicos ou a receberem fundos comunitários.”

Esta iniciativa de vários deputados do PSD surge na sequência de notícias segundos as quais clientes do BPN com empréstimos superiores a meio milhão de euros deixaram de pagar as dívidas, num montante global de três mil milhões.