Emissão Renascença | Ouvir Online

Desemprego baixou em Setembro? Há quem tenha dúvidas

31 out, 2012

Francisco Madelino explica na Renascença que estes dados não correspondem à realidade.

Desemprego baixou em Setembro? Há quem tenha dúvidas

O antigo presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional desconfia dos dados do Eurostat sobre a diminuição do desemprego em Setembro.

Segundo Francisco Madelino, os números que o Eurostat divulgou resultam de uma fórmula técnica que produz nesta altura projecções erradas.

O Eurostat divulgou que o desemprego baixou de 15,8 para 15,7% e que também houve uma descida no desemprego jovem.

De Agosto para Setembro, Francisco Madelino explica que estes dados não correspondem à realidade e explica à Renascença porquê.

“Os últimos dados do IEFP dizem que o desemprego aumentou entre Setembro e Agosto cerca de 10 mil pessoas (1,5%), de onde se pode perguntar: como é que o Eurostat que adiciona os dados do INE aos do IEFP e os do IEFP deram aumento, como é que o Eurostat faz uma redução? Tem a ver com a fórmula metodológica em que a projecção que é feita não dará uma redução de desemprego”, disse.

Francisco Madelino sublinha que o cálculo estatístico deste ano está a enfrentar dificuldades. “O problema que está a acontecer é que em 2012 estão a acontecer dados muito anormais relativamente ao passado. Basta verificar que este ano não houve sazonalidade de Verão e o desemprego aumentou e isto altera o histórico com que tecnicamente se calculava o desemprego já que, infelizmente, os tempos que estamos a viver não são um prolongamento do passado”, acrescenta.