Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo já não tem “instrumentos” para fazer Orçamento de 2014

28 out, 2012

Economista Pedro Brás Teixeira defende que Governo fez este Orçamento como se fosse o último.

O Governo esgotou todos os instrumentos disponíveis com o Orçamento do Estado para 2013, como se este fosse o último Orçamento, defende Pedro Brás Teixeira. O economista e antigo adjunto da ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, diz que o Governo já não tem instrumentos para 2014.

“O Orçamento do Governo que não tem mais instrumentos. Quer dizer, um Governo que faz um Orçamento destes já não é capaz de fazer o Orçamento de 2014”, argumenta. “O que é que vai fazer em 2014.Vai aumentar ainda mais os impostos”, questiona o economista Pedro Brás Teixeira.

Outra questão em aberto é o eventual envio do Orçamento para o Tribunal Constitucional. Uma medida que a confirmar-se pode criar um ambiente de guerra civil no país, segundo Luciano Amaral, professor na Faculdade de Economia da Universidade Nova.

“Imaginemos que o Tribunal Constitucional diz outra vez ‘isto não é constitucional’. O que é que faz o Governo PSD/CDS", interroga. Se “entram pelo caminho do ‘temos que acabar com esta Constituição’, é uma espécie de ambiente de guerra civil em Portugal”, defende Luciano Amaral, no debate do Especial Informação, um programa da Renascença, conduzido pelo jornalista José Bastos, que pode ser ouvido entre as 12h00 e as 13h00.