Exportações superam importações em 315 milhões

22 out, 2012

Portugal vende mais ao estrangeiro do que compra. Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) diz que o país está perante um "um  momento histórico".
Exportações superam importações em 315 milhões

O saldo da balança comercial portuguesa foi positivo em 315 milhões de euros, nos primeiros oito meses do ano, segundo dados divulgados esta segunda-feira Banco de Portugal.

Entre Janeiro e Agosto as exportações de bens e serviços portugueses atingiram 43,2 mil milhões de euros, um aumento de 6,7% em relação a 2011.

O aumento das exportações contribuiu em 55,9% para o saldo da balança comercial portuguesa e a  redução das importações em e 45%. 

Para o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, estamos perante um “momento histórico".

Pedro Reis considera que “é preciso mostrar aos nossos parceiros internacionais e aos nossos mercados externos que o nosso tecido empresarial está a conseguir responder positivamente aos desafios da internacionalização e que as reformas estruturais em curso estão a criar condições para uma maior abertura da economia portuguesa".

Este excedente "na balança comercial advém não apenas de uma redução das importações, mas sobretudo por via do aumento das exportações, o que significa que estamos perante um ajustamento saudável e equilibrado da nossa balança", acrescentou.