Emissão Renascença | Ouvir Online

Confederação do Comércio quer explicações sobre modelação da TSU

18 set, 2012

Esta quarta-feira há reunião com os parceiros sociais que assinaram o acordo.

João Vieira Lopes - da Confederação do Comércio - espera que o primeiro-ministro aproveite a reunião desta quarta-feira para clarificar o âmbito da modelação da taxa social única (TSU).

“Nós não entendemos bem esse conceito [modelação]. Esperamos que o primeiro-ministro o explique mas, independentemente disso, mais do que um aspecto parcelar, nós estamos preocupados em encontrar um enquadramento mais geral que permita cumprir os objectivos que o Governo se propõe no sentido de limitar despesas e cumprir o défice”, disse.

Uma das possibilidades é a modelação da medida, avançada por Passos Coelho.

Em declarações à Renascença, o presidente da Confederação do Comércio não revela as propostas que vai levar à reunião com Passos Coelho. João Vieira Lopes defende que as divisões criadas pelas alterações à TSU devem obrigar o Governo a redefinir o desenho da medida em moldes “mais consensuais”.

Essa é também a expectativa da CAP. João Machado, presidente da Confederação dos Agricultores, reafirma que não está de acordo com a formulação da TSU apresentada pelo Governo por considerar que a medida vai tirar poder de compra aos consumidores, logo ao mercado do que dependem muitas empresas.

Com a excepção da CGTP, os parceiros sociais reúnem esta quarta-feira a meio da manhã com o primeiro-ministro em São Bento.

UGT, Confederação do Comércio, CIP e CAP tentam negociar uma possível mudança à proposta do Governo de aumentar a taxa social única para os trabalhadores, diminuindo-a para as empresas.