Emissão Renascença | Ouvir Online

Madeira vai tentar cortar nas despesas

18 set, 2012

PS acusa o Governo Regional de ter falhado em toda a linha apesar dos sacrifícios pedidos aos madeirenses.

O Governo Regional da Madeira está já a procurar uma alternativa para responder á decisão do ministro das Finanças que suspendeu as transferências relativas ao plano de ajuda financeira á Madeira.

Em causa está o incumprimento do programa assinado por Alberto João Jardim.

Em declarações á Renascença o deputado Guilherme Silva explica que a quebra nas receitas impediu a Madeira de cumprir as metas definidas no programa, mas está já a ser preparado um programa que passa por mais cortes na despesa.

“O que está estabelecido com o ministério das Finanças é que a região apresentará um plano de correcção ou de recuperação desta parte que já foi atingida. Tanto quanto sei, também a Secretaria Regional do Plano e Finanças está a preparar uma proposta de solução do lado da despesa, penso que é uma questão de semanas”, explica.

Guilherme Silva garante que apesar da suspensão das transferências não está em causa o pagamento de salários e outras despesas do Governo Regional da Madeira.

Já o líder do PS Madeira, Vitor Freitas, acusa o Governo Regional de ter falhado em toda a linha no cumprimento do programa de ajuda financeira: “Essas transferências estão suspensas por uma razão muito simples, o Governo Regional falhou. O Governo pediu-nos a todos, madeirenses e porto-santenses, uma série de sacrifícios. Aumentou os impostos, cortou subsídio de férias, de Natal, de insularidade e prometeu aos madeirenses que iria cumprir o plano. O certo é que o plano não está a ser cumprido”, recorda.