Tempo
|

Fisco passa contas de comerciantes e empresas a pente fino

03 ago, 2012

O objectivo é detectar milhões de euros gastos com cartões que não foram declarados em sede de IRS. O Fisco passou a ter acesso à informação bancária, ficando assim a saber quanto entrou nas contas das empresas.

O Fisco promete apertar o cerco a empresas e empresários em nome individual, na maioria comerciantes. De acordo com o “Jornal de Negócios”, as Finanças vão levar a cabo, este mês, uma operação especial de controlo, cruzando informação das declarações de IRS e IRC e Informação Empresarial Simplificada com os movimentos bancários feitos através de cartões de crédito e débito.

A acção de fiscalização vai incidir sobre as contas de cerca de 200 mil empresas e empresários em nome individual, avança a mesma fonte.

O Governo pretende, deste modo, etectar milhões de euros gastos com cartões, que não foram declarados em sede de IRS.

O jornal adianta que mais de 100 bancos já enviaram às Finanças informação sobre os movimentos com cartões para contas de empresas e empresários em nome individual.

Este ano, e pela primeira vez, o Fisco passou a ter acesso à informação bancária, o que lhe permite saber quanto entrou nas contas das empresas.