Emissão Renascença | Ouvir Online

Portal “Todos Contam” quer ajudar na poupança das famílias

09 jul, 2012 • Vera Pinto

Iniciativa pretende esclarecer os consumidores sobre créditos, taxas de juros, planos poupança reforma (PPR), entre outras questões que permitam poupar e investir melhor.

Portal “Todos Contam” quer ajudar na poupança das famílias

A partir desta segunda-feira é mais fácil tirar dúvidas sobre questões financeiras com o portal “Todos Contam”. Foi lançado pelo Banco de Portugal, em parceria com da Comissão do Mercado de Valores e Mobiliários (CMVM) e o Instituto de Seguros de Portugal (ISP).

A iniciativa pretende esclarecer os consumidores sobre créditos, taxas de juros, planos poupança reforma (PPR), entre outros. Resumindo, trata questões que permitam poupar e investir melhor, como explica o governador do Banco de Portugal.

“É um instrumento que pretende promover uma cidadania financeira responsável”, refere. “Em primeiro lugar, prevenindo a assunção de riscos excessivos pelos clientes bancários e clientes de produtos financeiros. Em segundo lugar, promovendo e incentivando a poupança e em terceiro lugar, promovendo a gestão responsável dos recursos pelas famílias”, descreve ainda Carlos Costa.

Os mais novos também têm um espaço neste portal. Há uma biblioteca júnior, onde estão jogos e vídeos que ajudam a poupar. Carlos Costa diz que é preciso começar a saber usar o dinheiro desde cedo, tal como a OCDE defende.

O portal “Todos Contam” faz parte do plano nacional de formação financeira.