Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo vai tentar medidas de consenso social e político

07 jul, 2012

Ministro das Finanças vai estudar "com cuidado" o acórdão do Tribunal Constitucional, que chumbou os cortes dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas.

O Governo vai “fazer todos os esforços” para que as novas medidas alternativas ao corte dos subsídios “sejam possíveis num contexto de consenso social e político tão alargado quanto possível", afirma o ministro das Finanças.

Vítor Gaspar, à chegada a Lisboa após uma visita à China, recusou fazer "qualquer espécie de especulação sobre o desenho" das medidas em causa.

O governante diz que vai "estudar naturalmente com cuidado o acórdão do Tribunal Constitucional (TC)", que na quinta-feira chumbou os cortes dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas. 

"Relativamente ao ajustamento orçamental, Portugal está comprometido com os limites do seu programa de ajustamento. Iremos estudar medidas alternativas de equivalente efeito orçamental para entrarem em vigor com o Orçamento do Estado de 2013", adiantou o ministro aos jornalistas, à chegada ao aeroporto de Lisboa. 

O Governo, acrescentou, pretende "envolver os parceiros internacionais nas consultas que levarão à decisão final sobre essa matéria". 
 
Vítor Gaspar chegou esta sexta-feira à noite a Lisboa depois de ter realizado uma visita de 24 horas a Pequim, onde manteve contactos com o homólogo chinês, Xie Xuren, e o governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan.