Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo admite significativo desvio nas contas públicas

22 jun, 2012 • Daniel Rosário

Podem vir aí novas medidas de austeridade. Os números ainda não são conhecidos, mas já se sabe que o  Estado arrecadou menos do que esperava em impostos nos primeiros cinco meses do ano.

Governo admite significativo desvio nas contas públicas

O ministro das Finanças admitiu, esta quinta-feira, que o cumprimento da execução orçamental deste ano poderá estar em risco. O anúncio foi feito por Vítor Gaspar no final de uma reunião com os seus homólogos europeus, no Luxemburgo.

Vítor Gaspar antecipou os números da execução orçamental relativos ao período entre Janeiro e Maio, que serão divulgados esta sexta-feira. "Estes dados disponíveis traduzem um aumento significativo nos riscos e incertezas que estão associadas às expectativas orçamentais. O Governo está determinado a cumprir o tecto para o défice de 4,5% para 2012, mas estamos totalmente conscientes de que o esforço necessário para atingir este valor é muito importante", declarou.

O ministro das Finanças atribui esta evolução a uma diminuição da receita e a factores externos que não identificou. E fez questão de sublinhar que o facto de se estar a proceder a um ajustamento de uma dimensão sem precedentes na história do país acarreta riscos e incertezas.

Neste contexto, Gaspar reiterou que Portugal continua a contar com a solidariedade dos parceiros europeus para fazer face a problemas que não sejam da sua responsabilidade. E em relação à questão de Portugal não precisar de mais tempo, nem de mais dinheiro, o ministro introduziu uma nuance.

"A nossa posição é que não tomaremos a iniciativa de pedir nem mais tempo nem mais dinheiro", disse o ministro das Finanças, em conferência de imprensa, no final de um encontro com os seus homólogos europeus, durante o qual ficaram definidos os calendários para o arranque do resgate financeiro da banca espanhola e do regresso da "troika" à Grécia, na sequência das eleições legislativas do último fim-de-semana.

Os números exactos vão ser conhecidos durante o dia de hoje, quando hoje a Direcção-Geral do Orçamento publicar a Execução Orçamental de Maio, que faz as contas às receitas e despesa do Estado.