Tempo
|

Portugal e Bruxelas negoceiam reafectação dos fundos do TGV

24 mar, 2012 • Susana Martins

Durão Barroso nega qualquer conflito pelo abandono do projecto de alta velocidade.

Portugal e Bruxelas negoceiam reafectação dos fundos do TGV

O presidente da Comissão Europeia garante que Bruxelas está a negociar com Portugal a reprogramação dos fundos comunitários destinados ao TGV.

Durão Barroso, que falava esta sexta-feira, em Lisboa, sublinha que estão já em curso conversações com o Governo português.

O antigo primeiro-ministro reafirmou não haver qualquer conflito por Portugal do abandonar do projecto de alta velocidade e, pelo contrário, “há uma grande convergência”.

“Do ponto de vista português houve a vontade de reprogramação dos níveis da velocidade, mas Portugal fica nas redes transeuropeias  e estamos a trabalhar com as autoridades portuguesas para ver como é que podemos reafectar os fundos”, sublinha.

Declarações de Durão Barroso à margem de uma conferência sobre o futuro de Portugal e da Europa, onde aconselhou o Governo a dialogar com todos os parceiros e conseguir consensos fortes.

Na ocasião, o presidente da Comissão Europeia insistiu na ideia de que o plano de ajustamento financeiro em Portugal está no bom caminho, apesar de todos os sacrifícios.