Emissão Renascença | Ouvir Online

Redução de descontos é “areia para os olhos” de famílias numerosas

14 fev, 2012

Associação das Famílias Numerosas sugere que o escalão do IRS seja determinado pelo rendimento 'per capita'.

Redução de descontos é “areia para os olhos” de famílias numerosas
As famílias numerosas vão descontar menos por mês para o IRS, o que vai aumentar o rendimento mensal, mas a carga fiscal mantem-se.

As tabelas de retenção na fonte agora publicadas incluem uma majoração para quem tem filhos, o que na prática reduz o IRS pago mensalmente. Mas nada muda, segundo a Associação das Famílias Numerosas.

Fernando Castro, que dirige esta associação, admite algum alívio nas contas mensais mas sublinha que o acerto anual continua a comtemplar a mesma carga fiscal.

“É areia para o olhos. A única coisa que interessa é que se calhar ao longo do mês desconta menos em IRS, por isso ganha mais ordenado, mas no fim do ano quando for acertar contas aquilo que receber será menos do que se tivesse pago mais IRS. O que interessa é, no final do ano, quanto é que se vai pagar de IRS”, considera.

Castro conclui que o Estado não se interessa pelo número de filhos que as famílias têm, pois em caso contrário definiria o escalão pelo rendimento per capita: “O que se passa é que os escalões não entram em linha de conta com a dimensão da família. O Estado ignora a existência de filhos na família. O que dizemos é que o escalão de IRS deve ser em função do rendimento 'per capita', é isso que mede o nível de rendimento da família.