Tempo
|

Impostos

Estado já cobrou 14 milhões em dívidas este ano

13 fev, 2012

Aumentou o número de devedores ao fisco. Há 7.872 novos nomes na lista.

Estado já cobrou 14 milhões em dívidas este ano
ERRO NAO USAR

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anunciou hoje ter actualizado a lista de devedores publicitada na sua página da Internet com 7.872 nomes, tendo recuperado, só este ano, mais de 14 milhões de euros.

Do total dos 7.872 novos devedores incluídos na lista, 4.231 são "administradores ou gerentes que foram responsabilizados pessoalmente pelo pagamento das dívidas tributárias das respectivas empresas", sendo que foram incluídas 45 pessoas singulares com dívidas acima de um milhão de euros.

No total, segundo o comunicado divulgado hoje, a lista regista actualmente 22.823 devedores, quando em 2011 foram pagos 292.221.955 euros em dívida pelas pessoas incluídas na lista, que representa "a etapa final de um procedimento legalmente determinado e aprovado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados".

Até 6 de Fevereiro deste ano já tinham sido recuperados 14,017 milhões de euros, de um total, desde 2006, que ascende aos 1,633 mil milhões.

Em termos de empresas, apenas duas das agora incluídas possuem dívidas acima de cinco milhões de euros e 23 verificam dívidas entre um e cinco milhões.

A lista referida hoje diz respeito à recém-criada AT, resultante da fusão da Direcção-geral dos Impostos, da Direcção-geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) e da Direcção-geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros, mas só a partir deste mês vai passar a incluir os devedores de impostos relativos à DGAIEC.