Emissão Renascença | Ouvir Online

Alemanha

Partido de Merkel já admite saídas da moeda única

14 nov, 2011

Proposta foi hoje aprovada no congresso do partido em Leipzig. Agora tem que ser aprovada na coligação e depois na Europa.

O partido de Angela Merkel, a CDU, aprovou hoje em congresso uma moção que prevê a possibilidade de os Estados-membros da Zona Euro abandonarem a união monetária sem terem que sair da União Europeia.

A tese defendida pela União Democrata-Cristã (CDU) contradiz, assim, o disposto nos tratados europeus em vigor.  

A explicação do que se propõe foi dada por Wolfgang Schauble, também ministro das Finanças: "Não estamos a excluir ninguém, mas se um país não consegue suportar o fardo ou não quer - e o povo grego tem de suportar um elevado fardo -, então temos de respeitar a decisão do país".

Como a CDU é apenas um dos partidos do Governo, a proposta só avança se os outros dois parceiros da coligação derem o seu acordo. Depois será ainda necessário convencer os parceiros europeus.

Nas últimas semanas tem sido aventada a hipótese de haver uma zona euro a “duas velocidades” ou até mesmo países fora do Euro, nomeadamente todos os países em crise.

No entanto, os actuais líderes da União Europeia (Comissão Europeia, Parlamento, BCE) já negaram essa possibilidade, reafirmando que os 17 países da zona euro vão continuar juntos e "é juntos que vão sair da crise".