Tempo
|

Durão Barroso

Portugal vai "no bom sentido”

27 out, 2011

"Pode ver-se que há uma recepção muito favorável ao caminho que Portugal está a tomar", afirma o presidente da Comissão Europeia.

Portugal vai "no bom sentido”
O presidente da Comissão Europeia disse hoje, em Estrasburgo, que as medidas tomadas por Portugal para combater a crise "vão no bom sentido".

"Pode ver-se que há uma recepção muito favorável ao caminho que Portugal está a tomar. As conclusões [da cimeira que terminou esta madrugada] salientam que o país tem tomado medidas que vão no bom sentido e há, portanto, um apoio a essa trajectória", disse José Manuel Durão Barroso.

O líder do executivo europeu, que participou hoje num debate sobre o resultado do último Conselho Europeu e da cimeira da Zona Euro, salientou que os acordos alcançados esta madrugada “são o início de um processo de trabalho árduo, que conduz ao crescimento na União Europeia”, acrescentando que, “hoje, a Europa está mais próxima de resolver a sua crise económica e financeira”.

No fim de uma maratona negocial de quase 10 horas, os líderes europeus e da Zona Euro, reunidos em Bruxelas, anunciaram a decisão de perdoar à Grécia 50% da sua dívida, ampliar o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) até um bilião de euros e de recapitalizar a banca.