28 ago, 2015
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pede mais tempo para os emigrantes lesados do antigo BES analisarem a proposta do Novo Banco.
O regulador quer que o Novo Banco dê um tempo "razoável" para clientes lesados tomarem uma decisão ou mesmo reformularem a já tomada.
“Relativamente à solução comercial apresentada pelo Novo Banco, a CMVM solicitou ao Novo Banco a elaboração e entrega aos clientes de um documento informativo simplificado onde sejam apresentadas de forma clara, completa e inequívoca as condições e características da proposta de solução”, sublinha a CMVM.
A comissão espera a informação seja enviada “em breve” aos clientes que subscreveram séries comerciais sobre acções preferenciais comercializadas pelo BES.
Com todos os esclarecimentos fornecidos, o Novo Banco deve dar "um prazo razoável" de modo a tomarem "uma decisão quanto à proposta apresentada".
Defende ainda o regulador que os clientes devem também poder "reformular qualquer decisão já tomada".
Segundo apurou a Renascença, mais de metade dos emigrantes que subscreveram produtos financeiros do BES aceitaram a proposta para o reembolso faseado do capital investido, o que corresponde a mais de 3.500 dos 7.000 clientes. Ao total dos clientes em causa correspondem aplicações no valor global de 720 milhões de euros.
O Novo Banco começou a apresentar aos emigrantes em Julho uma solução comercial, para reaver o dinheiro das suas poupanças.