Tempo
|

Suzuki é a marca que mais cresce no mercado automóvel nacional

03 ago, 2015

A Associação Automóvel de Portugal revela que houve uma desaceleração das vendas de carros em Julho. No mês passado, o crescimento homólogo rondou os 10%, enquanto que nos primeiros seis meses do ano ficou sempre na casa dos 30%.

A marca nipónica Suzuki é a que percentualmente mais cresceu em Portugal até Julho. Nos primeiros sete meses do ano, multiplicou 30 vezes as vendas de automóveis para um total de 63 unidades. Em termos absolutos, foi a francesa Peugeot que teve uma variação positiva mais significativa. No mesmo período, vendeu mais 3.251 carros do que até Julho de 2014, num total de 11.147 automóveis.

A Peugeot é a terceira marca mais vendida, logo a seguir à líder Renault e à Volkswagen.

Das 40 marcas que são comercializadas em Portugal, apenas oito tiveram uma variação negativa durante os primeiros sete meses de 2015.

Em Julho, segundo o comunicado da ACAP, o mercado apresentou um crescimento homólogo de 10,8%, tendo sido comercializados 18.398 veículos. Observou-se assim, e tal como se previa, acrescenta a associação, “uma forte desaceleração relativamente ao crescimento verificado em cada um dos meses dos últimos dois anos”.

Em termos acumulados, nos primeiros sete meses do ano foram vendidos em Portugal 135.256 veículos automóveis, ou seja, mais 28% do que em igual período de 2014.

Apesar do crescimento homólogo que tem vindo a ser registado, a ACAP defende que o volume de vendas observado no mês de Julho continua a situar-se abaixo da média dos últimos quinze anos (-19,4%).