Tempo
|

Gregos vão poder escolher "oxi" ou "nai". Tribunal autoriza referendo

03 jul, 2015

Duas sondagens apontam para um empate técnico na consulta popular de domingo.

Gregos vão poder escolher "oxi" ou "nai". Tribunal autoriza referendo
O Supremo Tribunal Administrativo da Grécia deu “luz verde” ao referendo sobre proposta de acordo com os credores, que está marcado para domingo.

Os juízes analisaram e rejeitaram um pedido apresentado por dois cidadãos contra a consulta popular, anunciou fonte oficial daquele tribunal.

O recurso foi “rejeitado, declarou Nikolaos Sakellariou, juiz presidente do Supremo Tribunal Administrativo. “O referendo vai ser realizado”, sublinhou o magistrado.

Os gregos estão divididos. Duas sondagens divulgadas esta sexta-feira apontam para um empate técnico na consulta popular de domingo.

O “não” recolhe 43% dos votos e o “sim” 42,5%, numa sondagem divulgada pelo jornal “Avgi”, publicado pelo Syriza. Já os indecisos são 9%.

Noutra sondagem avançada pela Mega TV, o “sim” vence com 44,1%, contra 43,7% de apoiantes do “não”. Neste estudo realizado pelo instituto GPO, há 5,9% de indecisos.

Confrontos em Atenas
A polícia envolveu-se em confrontos com manifestantes no centro de Atenas, esta sexta-feira à tarde.

Os incidentes aconteceram durante uma manifestação de apoiantes do “não” ao acordo proposto pelos credores internacionais à Grécia.

Os confrontos envolveram a polícia e algumas dezenas de manifestantes vestidos de negro e protegidos com capacetes.