Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais carros vendidos até Junho do que em 2012 e em 2013 inteiros

01 jul, 2015 • João Carlos Malta

A retoma do mercado automóvel é um dado adquirido do pós-troika, mas agora há um novo número que mostra esta realidade: os 116.813 carros vendidos até Junho deste ano, excede as vendas dos 12 meses dos anos de 2012 e 2013.

Mais carros vendidos até Junho do que em 2012 e em 2013 inteiros

O mercado de vendas de automóveis está de novo pujante e com vitalidade. Nesta quarta-feira, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou que nos primeiros seis meses deste ano venderam-se 116.813 automóveis. São quase mais 28 mil unidades do que em igual período do ano passado, o que representa um crescimento de 31%.

Mas se alargarmos a comparação e analisarmos os anos de maior incidência das medidas de austeridade no país, 2012 e 2013, vemos que os números são ainda mais reveladores para a mudança que o sector está a viver.

Segundo os dados analisados pela Renascença, e que estão nos relatórios da ACAP, até Junho deste ano já se venderam mais carros do que nos 12 meses de 2012 (95.309) e 2013 (105.921).

Há três anos, venderam-se menos 20 mil unidades do que em apenas seis meses deste ano. Em 2013, no comparativo do número do ano completo com o primeiro semestre deste ano, a diferença é menor, mas ainda assim favorável em 10 mil unidades aos seis meses de 2015.

Crédito explica
Um dos propulsores deste fenómeno foi, sem dúvida, o reabrir da torneira do crédito para compra de carro, que durante os anos mais duros da estadia da troika em Portugal se fechou.

Os números divulgados em Junho pelo Banco de Portugal mostram que há áreas em que o aumento da concessão de crédito é mais evidente do que em outras. O crédito automóvel foi o que registou maior número de novos contratos: subiu mais de 72% comparando com o mesmo mês do ano passado.

Se analisarmos apenas o mês de Junho, segundo os dados da ACAP, o crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado é de 34,5%, tendo sido comercializados 24.203 veículos automóveis em Portugal.

Mesmo tendo em conta todos os dados positivos, a associação do sector chama a atenção para que, apesar do “crescimento homólogo que tem vindo a ser registado, o volume de vendas observado no mês de Junho continua a situar-se abaixo da média dos últimos 15 anos (-4%), embora com tendência para se aproximar desta média alargada”.

A Renault continua a liderar o mercado de vendas, seguida da Volkswagen e da Peugeot que fecha o pódio. Todas estas marcas estão a crescer mais de 25% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado.

Das 40 marcas presentes no mercado, apenas seis registaram um comparativo negativo entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo espaço de tempo do ano passado. Uma delas, a Chevrolet, que está incluída neste grupo, desapareceu do mercado europeu.