Emissão Renascença | Ouvir Online

Há três propostas vinculativas pelo Novo Banco

30 jun, 2015

Fosun, Anbang e Apollo serão os três finalistas.

O Banco de Portugal recebeu três propostas vinculativas para a compra do Novo Banco, anunciou esta terça-feira a instituição liderada pelo governador Carlos Costa.

O prazo limite para a entrega das propostas finais à terceira fase de aquisição do “BES bom” terminou esta terça-feira, às 17h00.

O Banco de Portugal vai agora avaliar as três propostas nas próximas semanas, “à luz dos critérios de avaliação previstos no caderno de encargos do procedimento de alienação.

O regulador não revela o nome dos finalistas na corrida ao Novo Banco. Mas, segundo a edição online do "Jornal de Negócios", tratam-se da Fosun, da Anbang e da Apollo. O Santander e a Cerberus ficaram pelo caminho.

A chinesa Fosun é dona da Fidelidade e controla a Espírito Santo Saúde e o fundo americano Apollo detém a seguradora Tranquilidade. 

A Anbang é um grupo chinês que actua, sobretudo, no sector dos seguros. Detém a seguradora belga Fidea e a subsidiária belga do banco holandês Delta Lloyd Bank. Também é proprietário do hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque, que adquiriu por 1,95 mil milhões de dólares.