Tempo
|

Eurogrupo rejeita prolongamento do resgate à Grécia

30 jun, 2015

Ministros das Finanças do euro voltam a reunir-se na quarta-feira para discutir uma nova proposta do Governo de Atenas.

Eurogrupo rejeita prolongamento do resgate à Grécia
O Eurogrupo rejeita a extensão do programa de resgate ou um perdão da dívida à Grécia. Jeroen Dijsselbloem declarou que já é tarde demais para um prolongamento do actual plano, que termina esta terça-feira. Os ministros das Finanças do Eurogrupo voltam a reunir-se na quarta-feira, para discutir uma nova proposta do Governo de Atenas, que entrará esta noite em incumprimento.

O Eurogrupo rejeita a extensão do programa de resgate ou um perdão da dívida à Grécia, revela o ministro finlandês das Finanças, Alexander Stubb.

No mesmo sentido, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem declarou que já é tarde demais para um prolongamento do actual plano, que termina hoje.

Em declarações no final de uma reunião de emergência do Eurogrupo, Dijsselbloem afirmou que "a posição política do Governo grego não parece ter mudado". 

Um novo plano de financiamento à Grécia só será considerado depois do referendo convocado para o próximo domingo, sublinhou o político holandês. 

Dijsselbloem sublinha que um novo programa de resgate poderá incluir condições mais duras para os gregos.

De acordo com Jeroen Dijsselbloem, os ministros das Finanças do Eurogrupo voltam a reunir-se na quarta-feira, para discutir uma nova proposta do Governo de Atenas.

A decisão é conhecida a poucas horas do fim do prazo para a Grécia reembolsar o Fundo Monetário Internacional (FMI) em 1.600 milhões de euros.

A Grécia pediu esta terça-feira à União Europeia um novo acordo de financiamento a dois anos para salvar o país da crise.