Emissão Renascença | Ouvir Online

Venda do Novo Banco pode passar por um leilão

30 jun, 2015

O objectivo do pedido de "best and final offers" é desempatar as propostas e fazer subir o preço a pagar pelo banco de transição.

Termina esta terça-feira o prazo para a apresentação de propostas de compra do Novo Banco. Mas a venda pode passar por um leilão para subir o valor das ofertas.

O Banco de Portugal avisou os cinco finalistas que pode fazer um pedido de "best and final offers", revela o “Jornal de Negócios”.
 
Na prática, os candidatos pré-seleccionados são convidados a apresentarem ofertas melhores e definitivas, sem direito a negociação posterior. Este procedimento visa desempatar as propostas e fazer subir o preço a pagar pelo banco de transição.

À partida todos os concorrentes – Santander, Fosun, Anbang, Apollo e Cerberus – estarão preparados para o fazer, mas ainda pode haver desistências.

A decisão do banco central será tomada depois de analisar as propostas vinculativas entregues até às 17h00 - hora limite para que os cinco candidatos seleccionados possam fazer as suas ofertas de compra vinculativas.

A 3 de Agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.