Emissão Renascença | Ouvir Online

"Total suspensão" dos vistos gold preocupa construção e imobiliário

15 jun, 2015

Confederação do sector pede explicações ao Governo.

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) está preocupada com o que apelida de paragem total na atribuição de vistos gold. 

Em comunicado, a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário cita dados oficiais de Maio e pede uma clarificação da situação.

Os registos mostram que foram concedidas seis autorizações de residência, num total de quatro milhões de euros, valor que compara com os 54 milhões registados em Abril.

A CPCI "questiona os motivos que justificam esta total suspensão", nomeadamente se Portugal "deixou de ser atractivo para os investidores estrangeiros" ou se "os investidores se mantêm" e o que existe são "questões de ordem burocrática".

“Após terem sido superadas as questões levantadas pela ‘Operação Labirinto’, depois de ter sido aprovado o aperfeiçoamento e alargamento do regime legal, esta nova situação é incompreensível, tendo em conta a importância estratégica deste programa”, sublinha a confederação.

Desde que entrou em vigor, o programa de vistos gold foi responsável pela captação de cerca de 1,5 mil milhões de euros de investimento estrangeiro, do qual 1,3 mil milhões, ou seja, 95% foi aplicado no sector do imobiliário.