Emissão Renascença | Ouvir Online

Inédito. Euribor negativa alivia prestação da casa em Junho

28 mai, 2015

Boa notícia para quem tem empréstimo indexado à taxa Euribor a três meses.

Inédito. Euribor negativa alivia prestação da casa em Junho

É uma situação inédita. Em Junho, as taxas Euribor negativas irão reflectir-se pela primeira vez na prestação do crédito à habitação.

Para quem faz a revisão da mensalidade no próximo mês e tem como indexante a Euribor a três meses, a taxa de juro anual passa a ser inferior ao valor do spread, uma vez que está em terreno negativo.

Por isso, em vez de somar o indexante ao spread, o titular do crédito terá de subtraí-lo. A conta vai ter reflexos no valor a pagar no final do próximo mês.

“Para um cenário de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%, significa pagar uma prestação de 481,77 euros. É menos 1,03 euros que no mês anterior. Mas a maior diferença é comparando com há um ano, em que temos uma poupança de 23,41 euros, uma vez que a média da Euribor a três meses era de 0,325% e, agora, temos uma Euribor com uma média negativa de menos 0,01%”, explica Nuno Rico, da Deco.

Já quem tem o crédito indexado à taxa Euribor a seis ou a 12 meses, não tem indexantes negativos, mas como também têm vindo a cair, consegue uma poupança maior a partir de Junho.

[notícia corrigida às 22h28 - redução é de 1,03 euros e não de 1,03 cêntimos]