Emissão Renascença | Ouvir Online

Estado arrecadou mais 450 milhões em impostos que no ano passado

25 mai, 2015 • Ana Carrilho

São bons indicadores, com vista à possível devolução de parte da sobretaxa paga este ano e que depende do aumento da receita fiscal.

Estado arrecadou mais 450 milhões em impostos que no ano passado
O Ministério das Finanças divulgou, esta segunda-feira, as contas públicas até final de Abril. Na execução orçamental dos quatro primeiros meses do ano, salta à vista um novo aumento das receitas com os impostos.
 
Até ao fim de Abril o Estado arrecadou quase 11,500 milhões de euros de impostos, mais 450 milhões do que tinha conseguido o ano passado pela mesma altura. São bons indicadores, com vista à possível devolução de parte da sobretaxa paga este ano e que depende do aumento da receita fiscal.

A receita líquida de IRS sofreu uma queda de 1,5% mas nos outros impostos, como o IRC e IVA, os crescimentos são significativos: 3,6% e 9,2%, respectivamente.

Para o Governo, é sinal de retoma da actividade económica e cada vez maior eficácia das medidas de combate à fraude e evasão fiscal.

Nos impostos indirectos, o aumento da cobrança também é muito significativa.

O défice atingia os 1,553 milhões de euros no fim de Abril, uma melhoria de quase 700 milhões face ao mesmo mês de 2014.

A despesa consolidada da administração central regista um crescimento homólogo de 4,7%, o que é explicado com o aumento das despesas de investimento, em resultado dos encargos com as PPP.

As despesas com pessoal cresceram 2,1%, o que tem em conta a alteração da política remuneratória da Função Pública.

O saldo da Segurança Social atinge agora os 567 milhões de euros, mais 517 do que há um ano, fruto da redução da despesa em 5,6% e aumento da receita em 1%.