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Decisão sobre a TAP prevista para primeira quinzena de Junho

22 mai, 2015

Ministro Pires de Lima reitera ser "muito importante que a TAP seja privatizada", considerando que a alternativa representa uma "grande perda" para a companhia.

O ministro da Economia espera levar uma decisão sobre a privatização da TAP a Conselho de Ministros na primeira quinzena de Junho.

“Espero que este processo possa levar a uma decisão em Conselho de Ministros durante a primeira quinzena de Junho”, disse António Pires de Lima, à margem do encerramento da WEDO Technologies Worldwide User Group Conference, que decorreu esta sexta-feira em Lisboa. 

O ministro não poupou críticas ao líder do PS, António Costa: “Tenho muita pena que por mero oportunismo politico e com enorme ausência de Sentido de Estado nem todos os políticos com responsabilidade governativa do passado tenham estado à altura das circunstâncias”, no âmbito da privatização da TAP.

O governante reiterou que “é muito importante que a TAP seja privatizada”, justificando que o cenário alternativo “é de grande perda” para a companhia, em termos de rotas e de capacidade de competir.

O Governo decidiu em Conselho de Ministros na quinta-feira passar à fase de negociação com dois dos três candidatos à compra de 66% do grupo TAP, Germán Efromovich e David Neeleman, afastando o consórcio de Miguel Pais do Amaral, por incumprimento dos “requisitos mínimos legalmente exigidos pelo caderno de encargos”.

Também esta sexta-feira foram chumbadas no parlamento as moções da oposição contra a venda da TAP, com os votos contra da maioria.

A associação que luta contra a privatização da TAP apresentou esta semana uma queixa à Comissão Europeia para tentar travar o processo de venda, revela Bruno Fialho em declarações ao programa “Em Nome da Lei” da Renascença.

A iniciativa da Associação Peço a Palavra, que integra o Movimento Não TAP os Olhos, pretende que Bruxelas desencadeie uma acção contra Portugal no Tribunal Europeu de Justiça. Em causa estão alegadas irregularidades do caderno de encargos de privatização da transportadora aérea nacional.