Emissão Renascença | Ouvir Online

Criadores de tinta amiga do ambiente à conquista da Noruega

04 mai, 2015

Cavaco Silva cumpre, a partir desta segunda-feira, uma visita oficial de três dias à Noruega. Na comitiva, estão mais de 50 personalidades, entre investigadores e empresários de sectores como biotecnologia, energia, construção e tecnologia.

Criadores de tinta amiga do ambiente à conquista da Noruega
Os responsáveis por uma empresa que desenvolveu uma tinta mais amiga do ambiente para os barcos integram a comitiva que o Presidente da República leva à Noruega, onde cumpre, a partir desta segunda-feira, uma visita oficial de três dias.

Os empresários vão a Oslo em busca de parceiros para o negócio, financiamento e mercado. O produto é um biocida eficiente, mais barato e menos nocivo para o ambiente, que vai permitir proteger os cascos das embarcações do efeito de organismos marinhos, como as algas e mexilhões.

A ideia é, daqui a dois ou três anos, colocar o produto no mercado nacional, ainda que os olhos dos criadores estejam mais lá para fora: Estados Unidos e Escandinávia. É por isso que a visita à Noruega é um importante passo, diz à Renascença a directora executiva da empresa, Cristina Simões.

Os destinatários do produto "made in Portugal" são os produtores de tintas marítimas. A empresa tem um financiamento inicial de 200 mil euros, mas precisa de mais até entrar no mercado: mais 1,6 milhões de euros para financiar o que falta fazer (testes de laboratório, testes no mar, certificação do produto, contactos).

A Biomimetrix é uma "startup" que aposta no potencial do mar para fazer negócio. Tem à frente os investigadores Gonçalo Costa, Romana Santos e Patrick Freire, que foram com o Presidente da República à Noruega.

A visita oficial de Cavaco Silva começa esta segunda-feira e decorre durante três dias, com uma agenda centrada na temática do mar. A comitiva integra mais de 50 personalidades, investigadores, empresários de biotecnologia e de sectores como energia, construção e tecnologia.