Emissão Renascença | Ouvir Online

Greve dos pilotos da TAP sem requisição civil

23 abr, 2015

Governo não vai obrigar os pilotos a trabalhar durante os dez dias de paralisação previstos para o próximo mês.

Greve dos pilotos da TAP sem requisição civil

"O Governo não vai convocar uma requisição civil" à greve dos pilotos da TAP, marcada entre 1 e 10 de Maio, confirma o ministro da Economia.

Segundo António Pires de Lima, "as condições que justificaram a convocação de uma requisição civil em Dezembro [por alturas do Natal] não se verificam agora".

O ministro acrescenta que "quem estaria à espera da mão de uma requisição civil para poder emendar a mão vai ter muito que esperar". No entanto, o governante pede que "haja bom senso e moderação" para que a TAP possa continuar a voar.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou esta quinta-feira que a adesão dos pilotos à greve ascende a 90%, considerando que é um reflexo do sentimento de revolta dos trabalhadores.

Os pilotos da TAP marcaram uma greve, entre 1 e 10 de Maio, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em Dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.

[actualizado com declarações de Pires de Lima]