Emissão Renascença | Ouvir Online

Mariana Mortágua. A "estrela portuguesa" nascida na comissão BES

26 mar, 2015 • Carlos Calaveiras

Deputada do Bloco impressionou durante as audições da comissão ao BES. E a Bloomberg rendeu-se.

Mariana Mortágua. A "estrela portuguesa" nascida na comissão BES

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua ganhou protagonismo nos últimos meses com a comissão ao BES. De tal forma que já é notícia na Bloomberg.

A agência pediu a opinião ao politólogo António Costa Pinto sobre a jovem bloquista: "Tem um estilo de perguntas curtas, mas incisivas num país em que as pessoas são normalmente mais subtis".

"Pela primeira vez fomos capazes de confrontar um conjunto de pessoas que eram quase intocáveis e fazer-lhe perguntas difíceis durante as audições”, disse a própria Mariana Mortágua à Bloomberg, numa entrevista feita a 12 de Março. "Isso deixou as pessoas chocadas."

Aos 28 anos, a deputada do Bloco esteve em destaque em algumas das principais inquirições, nomeadamente a Zeinal Bava, Ricardo Salgado e Carlos Costa.

A pergunta de Mortágua sobre o eventual amadorismo de Bava, enquanto CEO da PT, tem no YouTube mais de 200 mil visualizações e a sua página no Facebook já atingiu o limite de "amigos".

Já sobre o antigo líder do BES, Mariana Mortágua estranha que o homem conhecido como o "Dono Disto Tudo" tenha surgido na comissão como a "Vítima Disto Tudo".

Noitadas para montar o puzzle
A deputada do Bloco de Esquerda, a única do seu partido na comissão, conta que para preparar as audições costumava ficar acordada até às 3h00/4h00 da manhã para "tentar montar o puzzle" de todo o Grupo Espírito Santo.

O trabalho da comissão, que já terminou as audições, causou impacto nos portugueses. As audiências do Canal Parlamento subiram 45% durante os primeiros dois meses de audições na Assembleia da República.

"Estou a começar a ficar preocupada", disse a deputada à Bloomberg. Com agenda sobrecarregada, Mortágua atrasou a sua entrevista à Bloomberg em meia hora.

O pedido para entrevistas e solicitações tem crescido muito. Desde o anonimato em Alvito, terra natal, até ao "estrelato" na comissão BES passaram vários anos.

Tentando manter os pés no chão, Mariana Mortágua diz que o seu objectivo é esclarecer as situações e procurar justiça para os muitos que foram lesados.