Tempo
|

Crescimento. Banco de Portugal mais optimista do que o Governo

25 mar, 2015

O banco central sobe a previsão do crescimento da economia portuguesa para 1,7%, este ano.

Crescimento. Banco de Portugal mais optimista do que o Governo

O Banco de Portugal melhorou as previsões de crescimento da economia portuguesa, antecipando que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,7% este ano e 1,9% em 2016, apresentando agora estimativas mais optimistas do que o Governo.

De acordo com a actualização das projecções para a economia portuguesa entre 2015 e 2017, divulgadas esta quarta-feira, o Banco de Portugal prevê que o PIB aumente 1,7% este ano (contra os 1,5% projectados em Dezembro), 1,9% em 2016 (acima dos 1,6% previstos anteriormente) e 2% em 2017.

Estas estimativas do banco central são mais optimistas do que as do Governo, que previu um crescimento de 1,5% para este ano, na proposta do Orçamento do Estado para 2015, conhecida em Outubro, e que antecipou um crescimento de 1,7% em 2016, no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), apresentado em Abril do ano passado.

A evolução do PIB continua a ter implícita "uma transferência de recursos produtivos dos sectores não transaccionáveis para os sectores transaccionáveis", escreve o banco central.

Acrescenta que "a aceleração da actividade económica ao longo do horizonte de projecção reflecte, em larga medida, o crescimento projectado para as exportações, em linha com as hipóteses para a procura externa dirigida à economia portuguesa".

"Ao longo do período 2015-2017, projecta-se uma aceleração moderada do emprego e uma diminuição progressiva da taxa de desemprego", lê-se também no documento do Banco de Portugal.