Tempo
|

Passos e Rajoy discutem ligações energéticas à Europa

04 mar, 2015 • Paulo Ribeiro Pinto

Objectivo é aumentar as interligações energéticas da Península Ibérica e diminuir a dependência aos países de Leste, nomeadamente da Rússia.

O primeiro-ministro português e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, encontram-se esta quarta-feira, pela primeira vez desde a polémica com a Grécia, para discutir as ligações energéticas entre a Península Ibérica e o resto da Europa.

Considerada uma ilha energética, a Península Ibérica procura com esta cimeira dar os passos que ainda faltam para ligar as suas redes de electricidade e gás ao resto da Europa, para lá dos Pirenéus. O objectivo é aumentar as interligações energéticas, que actualmente não chegam aos 2%.

O aumento da capacidade de trocas de energia com os restantes parceiros europeus é visto como uma forma de reduzir a factura energética em Portugal e Espanha, mas também de segurança e estabilidade no fornecimento à Europa, diminuindo a dependência a regiões do leste para resistir às ameaças da Rússia de fechar a torneira do gás.

O encontro entre Pedro Passos Coelho, Mariano Rajoy e François Hollande ficou acertado em Novembro do ano passado quando foi aprovado o mercado único energético. Agora junta-se o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.
 
De resto, o projecto de interligações pode beneficiar também do apoio financeiro do chamado "plano Juncker”, através novo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).